segunda-feira, 17 de março de 2014

O início de tudo....

 
Resolvi criar esse blog na tentativa registrar minha caminhada como aluna de mestrado no programa de Linguística Aplicada na UNB.Gostaria de registar impressões, aprendizados e ter a oportunidade de refletir sobre a experiência que creio vá ser muito enriquecedora.
Tudo começou com a minha decisão de me tornar uma aluna especial no programa no início do ano passado (2013).Queria crescer profissionalmente. Na verdade, sentia que já não cabia mais no contexto de trabalho tendo trabalhado  há mais de 13 anos com projetos colaborativos em meio eletrônico e ter viajado para os Estados Unidos por 5 meses em um aprendizado maravilhoso com pessoas de outros países. Precisava de algo mais...
Antes de me inscrever, peguei informações com uma colega de trabalho que tinha acabado de ingressar. Cursei a disciplina "Seminários de Pesquisa" com um professor, que para minha surpresa, tinha sido colega na graduação em tradução e que tinha me incentivado a fazer mestrado já naquela época. Mas não achava que tinha maturidade para um mestrado então. Agora me sinto mais madura, com mais bagagem professional para poder construir algo que possa trazer algum benefício.
No segundo semestre de 2013, cursei  " Aquisição de Linguagem" e aprendi muito. Ter a chance de cursar dois semestres como aluna especial me ajudou , e muito, a me preparar para a seleção pois me fez ver o que eu realmente queria pesquisar, discutir com pessoas que pensam como eu e me deixar por dentro da literatura atual na area.
Foi realmente difícil trabalhar 40 horas, ser aluna especial, mudar de residência e me preparar para a seleção. Tive que morar em uma casa de 3 andares sozinha por algumas semanas para poder me preparar e escrever um projeto em pouco tempo.
A seleção foi bem difícil. Já no primeiro dia de provas fiquei ansiosa com algumas colegas que ficavam citando autores e datas. Quando pegamos a prova de conhecimento específico da area, quase morri ao ler que deveríamos falar sobre o nosso projeto. Como assim? Eu me lembrava de tudo, mas o projeto tinha ficado lá longe. Paralizei por alguns minutos, mas consegui escrever.
A prova em inglês foi bem tranquila depois do susto .
Já a entrevista foi muito estressante com colegas saindo da sala com ar de derrota. Entrei ali pensando que seria massacrada. Mas não foi assim. Passei em quinto lugar e cá estou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário